Notícias

30/03/2017 15:54

Qualidade da carne de Mato Grosso será comprovada em Showcase

A qualidade da carne mato-grossense poderá ser comprovada na prática, na próxima quarta-feira (05.04), pelo presidente Michel Temer e empresários de todo o país. Isso ocorrerá durante o Showcase da Carne, evento promovido pelo Governo do Estado, em Brasília (DF), para fortalecer o produto regional, que ocupa hoje o segundo lugar no ranking de exportação do país.

Promovido em parceria com o Sindicato dos Frigoríficos (Sindifrigo) e Associação dos Criadores (Acrimat), o Showcase é uma resposta rápida à operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal para investigar fraude em carnes produzidas por 21 frigoríficos instalados no país, sendo que nenhum deles está entre os 105 com sede em Mato Grosso.

No evento, serão servidas apenas carnes regionais doadas pela Sindifrigo e que possuam o selo de qualidade do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), criado pioneiramente no ano passado, pelo Governo do Estado, justamente para garantir que todo o produto originado em Mato Grosso é de confiança.

O presidente do Imac, Wagner Bacchi, ressalta o objetivo do evento. “Essa será mais uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos de melhor. A carne de Mato Grosso é uma das melhores do mundo e é essa mensagem que iremos transmitir mais uma vez. Nós realizamos um trabalho para certificar que o nosso produto é de qualidade e isso não vem de agora, somos pioneiros nesse tipo de ação”.

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com 30,2 milhões de cabeças de gado, que proporcionam a produção de carne para exportação e consumo interno com qualidade internacional, certificação e rastreabilidade. Somente em 2016, foi mais de um milhão de tonelada produzida, sendo que destes, 23% seguiram para exportação.

“Temos uma grande produção que nos coloca hoje em um posicionamento de destaque no mercado. E toda essa certificação de qualidade dos produtos já era feita por meio dos órgãos de defesa sanitária e ainda pelo Imac. Então, mesmo com a operação, nosso trabalho em nada mudou, porque garantir um produto de procedência sempre foi nossa prioridade”, finalizou Bacchi.

Para a realização do evento, o Sindifrigo irá realizar a doação da carne que será servida aos convidados, tudo produzido no estado. A Acrimat irá custear despesas com o local da realização, a Fogo de Chão Steakhouse. A divulgação e promoção do evento são realizadas pelo Governo do Estado e pelo Imac.

“Os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes e os produtores estão prontos para atender a essa demanda por carne produzida de modo sustentável e com qualidade. Por isso, a Acrimat é parceira de iniciativas que visem divulgar isso, como este jantar oferecido em Brasília”, ressaltou o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares.

Pioneirismo

O Imac foi criado no início do ano passado para promover a carne regional e conferiu o pioneirismo de Mato Grosso no país com a garantia de um selo de qualidade. Entre as finalidades do Instituto, está o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças, além de garantir um controle rigoroso na pesagem das carcaças e rastreabilidade da carne.

O órgão é um Serviço Social Autônomo, de interesse coletivo e de utilidade pública e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Entre as receitas, estão recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organizações e empresas, públicas ou privadas, contribuições de pessoas jurídicas de direito público e privado, e outros.

Carne Fraca

A operação, deflagrada pela Política Federal, investiga 21 frigoríficos localizados nos estados do Paraná, Goiás e Santa Catarina. Segundo o órgão, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebiam propina para liberar licenças sem realizar a fiscalização adequada nos frigoríficos.

Priscilla Vilela | Gcom-MT

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo