Notícias

25/07/2017 17:51 VINICIUS MENDES-OD

Mato Grosso é o 5º com maior número de denúncias de abuso sexual infantil no Brasil, aponta estudo

Estudo da Fundação Abrinq, publicado nesta terça-feira (25), aponta que Mato Grosso é o 5º estado brasileiro onde mais ocorre abuso sexual contra meninas. A pesquisa foi feita para detalhar a realidade da infância no país, para então buscar cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo “A Criança e o Adolescente nos ODS – Marco zero dos principais indicadores brasileiros – ODS 1, 2, 3 e 5” fez a análise com base nos ODSs: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem estar; e igualdade de gênero.

No ODS 5, sobre igualdade de gênero, foi analisada a porcentagem de denúncias registradas nos estados, relacionadas a abuso sexual, exploração sexual, violência física e negligência.

No tópico que aponta os cinco maiores em concentração de violência sexual contra meninas, Mato Grosso ficou atrás apenas dos estados de Roraima (com uma taxa de 85,7%), Acre (com taxa de 78,9%), Pará (com taxa de 76,3%) e Goiás (com taxa de 75,8%). A taxa em Mato Grosso neste tópico foi de 74,2%.

Com relação à exploração sexual, Mato Grosso registrou taxa de 73,5%, em violência física, 42,8% e negligência, foi registrada taxa de 44%. Das 17 metas, além dos quatro ODSs relacionados à infância, o Brasil pretende cumprir, até 2030, mais outros três.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo